Qual a importância da gestão de resíduos sólidos?

artigoigasdasdasdo

19 ago Qual a importância da gestão de resíduos sólidos?

Seja por falta de informação, hábito ou cultura, muitos brasileiros ainda tratam seus resíduos sólidos somente como lixo e não tomam o cuidado de descartá-los corretamente. A cada dia, a população nacional gera cerca de 160 mil toneladas de resíduos, segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Dessa quantidade, 30% a 40% dos materiais são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. No entanto,  apenas 3% têm esse destino.

 

Os prejuízos são ambientais, sociais e também econômicos. Afinal, anualmente, 10,5 milhões de toneladas de plástico deixam de ser reaproveitadas e, como consequência, o País perde R$ 5,7 bilhões, segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB). Nesse sentido, enquanto não houver conscientização e medidas capazes de reverter o problema, a tendência é de um cenário cada vez mais preocupante.

 

O que fazer?

 

Uma das soluções para que os resíduos sólidos recebam a destinação correta, especialmente em empresas, é uma gestão profissional e responsável desses materiais. O modelo ideal de uma gestão de resíduos sólidos urbanos eficiente deve apresentar preocupação com a preservação dos recursos naturais e do bem-estar da atual e das futuras gerações, qualidade e contribuir com a inclusão social.

 

É importante que todo negócio, seja ele micro ou macro, tenha ciência da importância de gerir seus resíduos de forma sustentável. Pois, nenhum resíduo, nem mesmo o orgânico, é inofensivo. Independentemente do tipo, ao ser “jogado fora” provoca danos à saúde pública e ao meio ambiente. O motivo, de acordo com a citação de um autor desconhecido, é que “do ponto de vista do planeta, não existe jogar lixo fora, por que não existe fora”.

Nenhum comentário

Postar um comentário

×

Oi, tudo bem?

Quero saber mais sobre os serviços da Ecosense Ambiental!

× Como posso te ajudar?